terça-feira, 26 de agosto de 2008

Dificuldades de um desenvolvimento de software e o método JAD

O desenvolvimento de um software não é uma tarefa simples, tanto que cada vez mais é visto como uma disciplina de engenharia, envolvendo várias técnicas e processos de planejamento e formalismo. Diante disso, um mal comprometimento das pessoas envolvidas pode acarretar em vários problemas.

Uma das grandes dificuldades é transformar o conhecimento tácito do cliente em um conhecimento explícito, ou seja, transformar o conhecimento que o usuário do sistema adquiriu com sua experiência e estudos em sua função, e que, por essa razão, só ele o detém, em algo que qualquer um possa entender. Não dedicar tempo para coletar os dados necessários para o entendimento do processo, torna isso ainda mais difícil.

Quando o levantamento de requisitos não foi bem feito, obviamente o sistema será prejudicado e sua qualidade fica comprometida, gerando uma insatisfação do cliente com o produto final, o que o leva à falta de confiança nos serviços de quem contratou.

O Joint Application Design - JAD é um método de desenvolvimento de softwares que, segundo relatos de quem o utiliza, aumenta a produtividade, minimizando os eventuais problemas, se não os eliminam.

Esse método foi desenvolvido pela IBM do Canadá em 1977 e utiliza-se de reuniões conduzidas por um líder neutro que orienta os analistas e os clientes a trabalharem juntos no desenvolvimento do sistema. Dessa forma, eles se tornam co-responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso do projeto.

São vários os benefícios trazidos pelo método. Estudos mostram um aumento de 20% a 60% na produtividade em relação a outros métodos.

Poderia-se dizer que o maior benefício do método é a maior qualidade do projeto, afinal, as informações produzidas pelo trabalho em equipe dos desenvolvedores do sistema e do cliente, são apoiadas no conhecimento de cada um deste grupo, e como há essa maior participação de quem requisitou o sistema, o resultado final é o que realmente era-se esperado dele, o que gera uma redução dos custos de desenvolvimento e manutenção, pois a necessidade de correção do produto final é menor, se não nula.

Para entender mais sobre os processos do JAD acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Joint_application_development

Baseado no texto: O Desenvolvimento de Software Aplicando a Técnica Joint Application Design

4 comentários:

Juliana Amaral disse...

VO TE PROPOR UM DESAFIO.

COMO QUEBRAR A HTML DO MY SPACE E ARRUMAR A PAGINA PRINCIPAL?

ATE AGORA NAO CONSGEUI FAZER NEM COM CRISTO ME ENSIANDO.

BJOS

Ana Tafarello disse...

Bom desafio!!! Trabalharei nele e transformarei num post!! =)

Petrucchio disse...

Joooooint! Cooool!!

Jefferson Dias disse...

Oi Ana, te mandei um email para tirar dúvidas, se possivel!!!