quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Construção de Algoritmos, parte I

Olá pessoas!!!

Antes de falar sobre linguagens de programação, devemos primeiro falar sobre algoritmos, mais importante que aprender essa e outra linguagem, é aprender a programar! Desse modo, fica muito mais fácil entender a linguagem com que vamos trabalhar, pois podemos focar mais na sintaxe.

Algoritmo é um conjunto de instruções sequenciais para executar determinada tarefa. Podemos descrever também como sendo uma forma textual de se descrever os passos para a resolução de uma tarefa.

Podemos utilizar algoritmos para resolver qualquer tipo de problema, não sendo necessariamente apenas para escrever programas de computador, por exemplo, trocar um pneu de um carro, receita de bolo e por aí vai. Vejamos um exemplo de um algoritmo não-computacional:

Trocar uma lâmpada:
-pegar uma escada;
-posicionar a escada embaixo da lâmpada;
-buscar uma lâmpada nova;
-subir na escada;
-retirar lâmpada velha;
-colocar lâmpada nova.

Deu pra entender um pouco sobre como os algoritmos podem nos ajudar a resolver um problema?

Antes de vermos algoritmos computacionais, vamos falar um pouco sobre os Tipos Primitivos, Variáveis e Constantes e Expressões Aritméticas.

Tipos Primitivos

São os tipos básicos de informação.
Inteiro: informação pertecente ao conjunto de números inteiros relativos, positivos e negativos (0 a 9)
Real: pertecente ao conjunto de números reais. (1; 1/2; 1,33, 99,9...)
Caracter: alfanumérico (A,B,C,D...Z; 1,2.3....%, +,-,*...)
Lógico: Verdadeiro ou falso (V ou F, T ou F, 0 ou 1)

Constantes
São valores que não sofrem nenhuma variação no decorrer do tempo, ou seja, nunca vão mudar.
Exemplo: PI=13,14; velocidade da luz; não fume!;

Variáveis
São valores que sofrem variações no decorrer do tempo.
Exemplo: idade, câmbio(dinheiro), temperatura.

Expressões

Aritméticas: operadores aritméticos utilizados em cálculos:
- +,-,*,/
- mod: resto da divisão.
- div: quociente da divisão.
- pot(x,y): potência.
- rad(x): raiz quadrada.

Lógicas:
- = igual
- > maior
- <> diferente
- >= maior ou igual
- <= menor ou igual
Obs. vale lembrar que esses operadores nem sempre são os mesmos nas linguagens de programação, por exemplo, na maioria deles, o sinal de diferente é !=

Vejamos agora como escrever um algoritmo computacional:

Começamos o algoritmo com a palavra "início". Em seguida, declaramos as variáveis que serão usadas no programa.

Declarando variáveis

Como já vimos, as variáveis são valores que sofrem alterações no decorrer do tempo, no caso, no decorrer do programa. Declaramos variáveis quando não sabemos o valor exato de algo que vamos utilizar no programa, por exemplo, se fizermos um programa que precise da idade do usuário que estiver utilizando-o, não temos como saber esse valor, pois não sabemos quem está usando o programa, portanto, declaramos uma variável que armazenará esse valor.

Precisamos declarar o tipo da variável (se ela será do tipo inteiro, real, caracter ou lógico, esse tipo define o tipo do valor que ela armazenará) e dar um nome para ela. Lembre-se, não coloque nomes complicados que você não entenderá depois, é uma boa prática colocar nomes simples e que tenham a ver com o que a variável armazena.

Podemos iniciar a variável com algum valor pré-definido, isso é bom para variáveis que guardem soma, subtração, divisão ou multiplicação de elementos, pois, toda variável guarda um lixo de memória, ou seja, um valor qualquer que já vem armazenado no espaço da memória que a variável estiver alocada e isso afeta o resultado da operação que você estiver fazendo com ela.

Exemplo:

inteiro a, b=0;

Neste exemplo, estamos declarando duas variáveis do tipo inteiro, elas poderão armazenar números inteiros, positivos ou negativos. A variável "a" guardará um valor e a variável "b" que já começa valendo 0, guardará outro valor.

Nunca comece um nome de uma variável com um número ou um símbolo.


Para terminar um algoritmo, utilizamos a palavra "fim".

Vamos ver um exemplo?

Dados 4 números, apresente a média.

início

inteiro: n1=4,n2=5,n3=6,n4=10;
real: media=0;

media = (n1 + n2 + n3 + n4) / 4;

fim.

Neste exemplo, declaramos 4 variáveis já iniciadas com um valor para armazenar um número inteiro, depois, declaramos uma variável do tipo real para armazenar o valor da média, pois quando dividimos valores, pode acontecer de dar um número quebrado, ou seja, do tipo real. Em seguida, fizemos com que a variável "media" recebesse a soma das 4 variáveis inteiras com o resultado sendo dividido por 4.

No próximo post, iremos ver Estruturas de Decisão. Aguardem!! =)

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